Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MINHA LISTA DE PRESENTES

Algumas pessoas me perguntam o que eu gostaria de ganhar. Eu nunca tinha parado para pensar sobre a sugestão que darei a seguir. Minha lista de desejos tomou corpo quando um ex-aluno me pediu um pequeno favor.

Um dia ele apareceu no meu trabalho e me perguntou:
- Marília, você poderia dar uma “olhadinha” na referência da minha dissertação de Mestrado?
Eu respondi que sim. Até porque Edgar foi um dos excelentes alunos que tive. O trabalho de conclusão de curso dele beirou a perfeição, só para ser modéstia.
Então ele pegou o meu email e mandou. Só que eu não abri o arquivo e com uns 3 dias, no máximo, ele retornou e me perguntou:
- Marília, você recebeu meu email?
E respondi que sim. Só que eu estava um pouco sem tempo e iria olhar mais uns dias adiante. Então ele me disse:
- Eu preciso que você veja logo porque estou finalizando a revisão ortográfica e tenho prazo para entregar a dissertação.
Nossa!!!!! Pensei. E disse a ele que não se preocupasse que eu iria dar uma olhadinha. E que olhadinha! Meus olhos pularam. Se eu tivesse um binóculo, usa sem pestanejar.
Armei-me com a NBR 6023, NBR14724, com o livro Elaboração de Referência de Cruz e os telefones das minhas amigas Bibliotecárias, Maria Augusta e Christiane. Passei o final de semana de castigo. Fora que a olhadinha se estendeu para os elementos pré-textuais (elementos que antecedem o texto com formações que ajudam na identificação e utilização do trabalho).
Finalizada a olhadinha, mandei para o email dele. Ao receber, ele voltou para falar comigo. Na realidade, ele queria pagar pelo trabalho. E que trabalho! Mas eu recusei. Sinto-me satisfeita em ajudar um ex-aluno tão aplicado. Outro dia eu terço mais elogios a Edgar. Até porque ele já deve está fazendo o doutorado.
Então ele viu que eu estava com um material em cima da mesa, pois tinha um caderno que continha minhas anotações para estudar para concursos. Para resumir, ele me presenteou com um dos livros mais caros na área de Biblioteconomia, o livro Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2 em MARC 21 de Antônia Motta de Castro Memória Ribeiro. Esse livro tem que ser caro mesmo. Só pelo o nome da autora...
Tem pagamento maior do que este? E que venha a tese de doutorado!

Então para as pessoas que querem me presentear e não sabe como, segue a abaixo alguns títulos que eu gostaria de ter no meu acervo pessoal.
Não precisar vir embrulhado para presente!

EDITORA THESAURUS
http://www.thesaurus.com.br/

ONTOLOGIAS, TAXONOMIA E TESAUROS EM TEORIA DE SISTEMAS E SISTEMÁTICA
Autor: Emilia Currás
Editado por Thesaurus Editora
ISBN: 9788570629685

INFORMAÇÃO JURÍDICA
Autor: Edilenice Passos (org.)
Editado por Thesaurus Editora
ISBN: 857062445x

DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REVISITADA AOS SISTEMAS HUMANOS DE INFORMAÇÃO
Autor: Jaime Robredo
Editado por Thesaurus Editora
ISBN: 857062381x

INTRODUÇÃO A TEORIA DA CLASSIFICAÇÃO
Autor: PIEDADE, M. A. R.
Editado por Interciência
DICIONÁRIO DE BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA
AS CINCO LEIS DA BIBLIOTECONOMIA
Autor: S.R Ranganathan
Editado por Briquet de Lemos
ISBN: 9788585637385

DIPLOMATICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS
Autor: Heloísa Liberalli Bellotto
Editado por Briquet de Lemos
ISBN: 9788585637378
LIVRARIA CULTURA
http://www.livrariacultura.com.br

COMO USAR E APLICAR A CDD
DIMENSAO EPISTEMOLOGICA DA CIENCIA DA INFORMAÇAO E
SUAS INTERFACES TECNICAS, POLITICAS E INSTITUCIONAL
ASPECTOS JURIDICOS E ETICOS DA INFORMAÇAO DIGITAL
BIBLIOTECAS DIGITAIS - SABERES E PRATICAS
Organizador: KURAMOTO, HELIO
Organizador: MARCONES, CARLOS H.
Organizador: TOUTAIN, BRANDAO
Editora: EDUFBA
INFORMAÇAO E CONSTRUÇAO DA CIDADANIA
Autor: VARELA, AIDA
Editora: THESAURUS

 
EDITORA FUNDEPE
http://www.fundepe.com/novo/publicacoes/index.htm

AMBIENTES E FLUXOS DE INFORMAÇÃO - Autor: Marta Lígia Pomim ValentimEditora: Cultura Acadêmica
GLOSSÁRIO TRILÍNGUE DE TERMOS EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO - Autor: Marta Lígia Pomim ValentimEditora: Fundepe Editora e Cultura Acadêmica
ASPECTOS JURÍDICOS E ÉTICOS DA INFORMAÇÃO DIGITAL - Autor: José Augusto Chaves Guimarães; Juan Carlos Fernández MolinaEditora: Fundepe Editora e Cultura Acadêmica

A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUAS INTERFACES TÉCNICAS, POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, ACESSO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO - Autor: Mariângela Spotti Lopes Fujita; Regina Maria Marteleto; Marilda Lopes Ginez de LaraEditora: Fundepe Editora e Cultura Acadêmica

COMO USAR E APLICAR A CDD 22ª EDIÇÃO - Autor: Maura Duarte Moreira GuaridoEditora: Fundepe Editora
DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO - Autor: Maria Helena Toledo Costa de BarrosEditora: Fundepe Editora

CATALOGAÇÃO E QUALIDADE BREVE ESTUDO - Autor: Maria do Rosário Imene DiasEditora: Fundepe Editora
MARC 21: FORMATO CONDENSADO PARA DADOS
DE AUTORIDADE -
Autor: Margarida M. FerreiraEditora: CGB

PADRÃO DE QUALIDADE VOL. I
Editora: CGB

PADRÃO DE QUALIDADE VOL. II
Editora: CGB

Nenhum comentário: