Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sinergia

Um dia Prof. Jorge Sandi, o segundo Diretor Pedagógico da IES ao qual trabalho, me falou sobre sinergia. Nunca mais tinha sentido essa tal sinergia, nem mesmo na unidade que trabalho. Faz tempo, viu!
Em piedade, trabalhávamos em harmonia. Eram várias pessoas caminhando no mesmo sentido. Mas com o passar do tempo, algumas pessoas foram cansando, desgastando, desmotivando. Então o que era harmonia, tornou-se um pesadelo. E muitos se foram, restando apenas eu e o diretor acadêmico. Tentamos, eu e ele, manter a sinergia as duras penas, mas não conseguimos, pois quem está lá trabalha individualmente e não pelo conjunto.
Fiquei feliz em saber que tudo deu certo na unidade que eu estava contribuindo com meu trabalho profissional. Que atingimos o objetivo, o reconhecimento de mais curso. Pena que essa sinergia eu encontrei tão longe da minha unidade. Mas valeu a pena, pois sei que ela continua, ou melhor, foi transferida para a unidade de Olinda. Ela ainda circula pela Instituição. Acredito que essa sinergia está no topo da pirâmide da unidade, por isso que fluiu tão bem por lá.

Segue abaixo a definição informal do que é Sinergia.

Ato simultâneo de diversos órgãos ou músculos para o mesmo fim; Convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado; efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente.
Conjunto de forças agindo simuntaneamente para um propósito.
http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=sinergia

Nenhum comentário: