Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conheça um pouco sobre Classificação Decimal Universal (CDU)

Estou tentando entender um pouco a CDU, tabela usada pelos Bibliotecários para Classificar um documento. Continuo em busca de mais e mais informações. Consegui alguns conceitos lendo os livros de Sebastião, Odilon, Gustavo Henn e as provas de concursos aplicadas no Brasil.

Saiba que:

A CDU, desenvolvida pelos belgas Henri La Fontaine e Paul Otlet, a partir do modelo estrutural da Classificação Decimal de Dewey, é utilizada em bibliotecas de inúmeros países.

Bibliotecários e especialistas de vários países trabalham conjuntamente na atualização e expansão da CDU, e é atualizada pelo Consórcio UDC.

Diversas extensões da CDU foram desenvolvidas para poder acompanhar a evolução dos conhecimentos.

A CDU, na sua forma atual, é utilizada não só como sistema de classificação e organização de documentos em muitas bibliotecas, mas também como sistema para recuperação da informação.

A CDU é um sistema embasado no entendimento do universo do conhecimento como um todo, composto de partes realcionadas, passíveis de divisões e subdivisões.

A CDU é dotada de uma estrutura inovadora e possibilita expressar por símbolos, não apenas os assuntos simples, como também as relações entre diversos assuntos. Sua estrutura é hierárquica, na qual o conhecimento é dividido em dez classes, podendo ser subdividido em partes lógicas, até o infinito.

Na CDU os auxiliares comuns e os especiais são os tipos de notação que permitem a construção de números compostos e a síntese na representação de um assunto. Dentre os símbolos utilizados pelos auxiliares comuns na classificação de um item, destaca-se o (1/9), que indica âmbito geográfico ou aspecto espacial do assunto.

O sinal de adição +, a barra oblíqua / e os dois pontos : são indicadores de relação que só podem ser usados para ligar símbolos da mesma natureza como, por exemplo, números principais a números principais. Se for para relacionar um número principal com uma tabela auxiliar, usa-se o símbolo da própria tabela auxiliar.

A notação da CDU apresenta o máximo de flexibilidade, sendo composto de números, letras e simbolos, como os dois pontos que relacionam assuntos.

A tabela de tempo, cujo símbolo são as aspas, indica o tempo enquanto tema do documento que está sendo classificado.



Aos poucos vou colocando as teorias que estão no meu caderno aqui no Blog.

Boa Leitura!

Nenhum comentário: