No capítulo 3 fala sobre os sinais gráficos das tabelas auxiliares. Alguns sinais são bem conhecidos e utilizados pelos Bibliotecários. Porém algo me deixou intrigada. Ainda não terminei o capítulo, mas gostaria de deixar um registro importante sobre os Indicadores de Relação. (p.43) Citarei exemplos do próprio livro.
3.1 Indicadores de Relação
+ Sinal de coordenação ou adição
Este sinal liga dois ou mais números não consecutivos da CDU, isto é, utiliza-se desde sinal para indicar um assunto composto e que não tem um número específico para ele. Também pode separar subdivisões geográficas e cronológicas. Cuidado para não confundir com o sinal de relação!!!!
Ex: 53+913 Física e Geografia
327(81+83) Relações internacionais do Brasil e Chile
/ Extensão consecutiva
Este sinal liga números e assuntos consecutivos que indicando uma série de conceitos. Também utilizados para ligar locais e épocas aos quais as notações sejam consecutivas. Observe nos exemplos abaixo que o sinal / liga o primeiro e todos os demais números até o último da série.
EX: 53/55 Física, Química e Geociências
Física 53
Química 54
Geociências 55
61(81/83) A medicina no Brasil, na Argentina e no Chile
Medicina 61
Brasil 81 (tabela auxiliar de lugar)
Argentina 82 (tabela auxiliar de lugar)
Chile 83 (tabela auxiliar de lugar)
: Relação simples
Este sinal é diferente dos citados anteriormente que é utilizado para ampliar os assuntos. O sinal de relação simples limita os assuntos que liga.
Ex: 51:52 ou 52:51 Matemática e astronomia
(a relação de A:B e B:A tem o mesmo valor)
17:7 ou 7:17 Arte e ética
(a relação de A:B e B:A tem o mesmo valor)
:: Dois pontos duplos
Utiliza-se este sinal como indicador de relação e fixa a ordem dos números ao compor a notação. Esse sinal indica que o assunto não é reversível, como acontece com a relação simples (:).
Ex: 339::633.73 Comércio de café
32::02 Política e Biblioteconomia
[ ] Colchetes ou sinal de subagrupamentos
Antes de dizer quando utliza-se este sinal, devemos saber que:
1. Não afetam a ordem de arquivamento quando começam a notação;
2. Os números que estão dentro dos colchetes podem ser separados pelos seguintes sinais: + , : , e /. Isso dependerá da relação existenet entre eles.
Emprega-se os colchetes nas seguintes formas:
a. Como sinal de intercalação, para alterar a ordem de citação dos conceitos. Pode ser utilizado no lugar dos dois pontos (:). Observe o exemplo abaixo.
Ex: 339.3:633.73 Comércio interno de café
339[633.73].3 Comércio de café, interno
b. Como símbolo sub-agrupador, para deixar mais claro o tipo de relação que existe entre vários conceitos ligados pelos símbolos + ou : .
Obs: Caso o Bibliotecário faça a opção de colocar o notação que ficará dentro dos colchetes no início da classificação, pode-se suprimir ou não um colchete.
Ex: 336.2[633.73+633.77] Taxas sobre o café e o mate
ou
[633.73+633.77]336.2 (Na recolocação nas estantes é como se o sinal inicial não
existisse)
ou
633.73+633.77]336.2 (O primeiro colchete foi suprimido)
c. Em lugar dos dois pontos, quando se trata de tópicos subordinado e não houver necessidade de fazer uma entrada para o segundo assunto.
Ex: 339[633.73] no lugar de 339:633.73 Comércio cafeeiro
Pode utilizar as duas formas
Bem, escrevi todo o tópico para quem for ler possa entender o que descobri.
Na parte quando se fala dos colchetes, descobri que se pode ter várias notações do mesmo assunto. O exemplo citado abaixo faz parte da alínea c e escreverei na íntegra.
Ex: Estatística de mineração e metalurgia na Suécia
311 Estatística
622 Mineração
669 Metalurgia
(485) Suécia (Tabela auxiliar de lugar)
Então pode-se representar das seguintes formas:
a) 311:[622+669](485)
b) 311[622+669](485)
c) [622+669]:311(485)
d) [622+669]311(485)
e) 622+669]:311(485)
f) 622+669]311(485)
Se eu encontrasse numa prova os exemplos de b a f, eu diria que estariam erradas, pois sempre encontro a formação da letra a.
E se um dia encontrasse essa classificação em alguma Biblioteca, diria que o Bibliotecário estava precisando urgentemente de uma internação, pois uma classificação que começa com colchetes e, além de começar com colchetes, está suprimido o primeiro, é coisa de doido.
Bem, loucuras acontecem na CDU (Classificação Decimal Universal). Quem manda ser uma classificação dotada de uma estrutura inovadora e que possibilita expressar por símbolos, não apenas os assuntos simples, como também as relações entre diversos assuntos. Quem manda possuir uma estrutura que é
hierárquica, na qual o conhecimento é dividido em dez classes, podendo ser subdividido em partes lógicas, até o infinito. SÓ DÁ NISSO!!!!!!!!!! VAI ENTENDER!!!!
Um comentário:
Espero que minhas anotações acrescente mais conhecimentos.
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