Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dia de Santo Antâo - 17 de janeiro

Dia 17 de janeiro - Santo Antão ou Santo Antônio Abade (251-356)
A passagem do encontro de Jesus com o jovem rico (Mt 19,21), foi fundamental na experiência de Antão.  Intrigado com a proposta de Jesus, vendeu tudo o que tinha, deixou uma irmã mais nova sob os cuidados de algumas freiras, e partiu para o deserto para viver em santidade, alimentando-se apenas de pão e água e da oração incessante.
Sua experiência de fé fortalecia-o em sabedoria e suas pregações passaram a atrair muitas pessoas, religiosos ou não.  Para atender esse movimento, Antão resolveu fundar uma comunidade onde seus seguidores viviam isoladamente, reunindo-se apenas nas horas de pregação.  Antão foi o pioneiro da vida monástica e por isso, até hoje, é conhecido como "pai dos monges".  Além disso, por ter vivido no deserto e resistido a toda sorte de tentações, é popularmente invocado contra as mesmas.

Oração a Santo Antão
Ó Deus, permitistes que, mesmo na solidão de uma gruta, no deserto, S. Antão sofresse violentas tentações, mas lhe destes a força de vencê-las.  Enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num ambiente minado de tentações que me agridem: pelo rádio, televisão, novelas, cinemas, revistas, ideologias capitalistas, moralismo barato, propaganda consumista e más companhias.
S. Antão, ficai sempre ao meu lado.  Vós que vencestes as piores tentações, me dareis força nos desafios que se colocam na minha vida de cristão.  Na hora em que minha coerência evangélica esmorecer, socorrei-me, S. Antão. Amém.

Nenhum comentário: